As vezes eu falo alguma coisa aqui no blog que voces ficam 'boiando', rs. Por isso vou resolver seus problemas, com a definição de algumas palavras usadas no mundo da moda, quer ver?
Adamascado: Esse tecido possui desenhos brilhantes e opacos em sua constituição e aparece sempre em coleções com inspiração no Oriente. Pode ser de seda, raiom, linho ou algodão.
Argyle: Estampa típica de roupas escocesas, é composta por listras e losangos coloridos. Esse padrão aparece em tricôs - feitos à mão ou à máquina - e em tecidos como lã e algodão. O desenho também pode ser obtido por meio de estamparia.
Artsy: Estampa inspirada nas obras de arte.
Baggy: Modelo de calça larga nos quadris e justa nas pernas.
Baguete: Bolsa lançada pela marca italiana Fendi em 1997, que é retangular e fechada por uma grande fivela. O modelo recebeu esse nome porque é levado do mesmo jeito que os franceses carregam o tipo de pão baguete: debaixo do braço.
Canelado: Tecido com listras verticais ou horizontais em relevo, semelhante ao cotelê.
Cloche: Modelo de chapéu que tem a forma de um sino. O acessório foi destaque nos anos 1920.
Croqui: Desenho de uma roupa ou acessório feito à mão.
Délavé: Palavra francesa que em português se pronuncia "delavê", usada para definir o aspecto desbotado de um tecido depois de algumas lavagens especiais.
Duffle-coat: Casaco de lã de comprimento até os quadris ou joelhos, com capuz e botões de madeira no formato oval e com pontas.
Elizabetano: Estilo da moda referente à época da Rainha Elizabeth I (1558-1603), considerado o ápice da Renascença. As roupas são suntuosas e rebordadas de pérolas.
Froissé: Palavra francesa que define o aspecto de amassado de alguns tecidos.
Fuseau (fusô): Calça justa e afunilada, feita de malha ou lã.
Garçonne: No início do século 20, esse era o nome dado ao visual da mulher. Vestidos soltos de cintura baixa e mais curtos, com faixas nos quadris e chapéus cloche, cobrindo toda a cabeça. Os cabelos curtos ficavam colados ao couro cabeludo, as moças usavam muito rímel, batom vermelho brilhante e de preferência uma enorme piteira na boca.
Habillé: Esse termo francês designa o estilo de traje a rigor, com vestidos de luxo, usado em noites de gala.
Hi-lo: Abreviação das palavras em inglês high (alto) e low (baixo). O termo faz referência à mistura de peças caras a roupas e acessórios baratos, o que deixa o look moderno.
Jodhpur: Uma calça de modelagem ampla nos quadris e afunilada nas pernas.
Linha A: Idealização de Chistian Dior em 1955, para um tipo de roupa que se caracteriza por uma silhueta de ombros estreitos, cintura baixa e saia em evasê.
Linha H: O estilista Christian Dior foi o responsável por criar essa moda em 1954. As características desse estilo são peças de cintura bem marcada, com quadris e parte superior estreitos e definidos.
Linha princesa: Os vestidos desse estilo são sem corte na cintura, ajustados no peito com saia reta ou com forma mais volumosa. Antigamente eram usados com anquinhas para dar volume à parte anterior. O auge dessa moda foi no século 19.
Linha T: Típica dos anos 1980, essa forma de vestuário feminino se caracteriza pelas linhas retas na zona do tronco, com grandes ombreiras, saias tipo tubos e mangas de ângulos retos, dando à peça (vestido ou casaco) um aspecto unificado.
Manga presunto: Essa manga tem um grande volume que vai do ombro ao cotovelo e ajusta-se do cotovelo ao punho, assemelhando-se ao formato de um presunto com osso.
Matelassê: jacquard ou maquinetado acolchoado, muito usado nas colchas e edredons.
Off-White: Espécie de "branco sujo", o tom é um meio-termo entre o branco puro e o gelo.
Oxford (calça): As calças estilo oxford eram usadas pelos estudantes da Universidade de Oxford, Inglaterra, na década de 1920. Semelhantes às pantalonas dos anos 1970, a boca de barra dobrada podia medir 50 cm.
Perfecto: Jaqueta de couro com acabamento de zíper frontal
Prêt-à-porter: Expressão francesa que significa "pronto para vestir". São linhas de roupa mais acessíveis ao público, pois não são feitas sob medida como na alta-costura.
Tailleur: Conjunto feminino de saia e casaco ou calça e casaco, muito usado pelas executivas.
Tie-dye: Estampa artesanal em que uma área do tecido é amarrada e mergulhada em tintas de cores diferentes, criando um tingimento irregular.
Underground: Ideologia que foge aos padrões da sociedade, esse estilo, que como diz o nome em inglês se refere ao que está abaixo, obscuro, não iluminado, inspirou alguns estilistas na década de 1980.
Vestido longuete: Vestido com comprimento um pouco abaixo dos joelhos.
Fonte: site Manequim
-------------------------------
Qualquer outra expressão que voces não entendam, peçam pra mim que eu pesquiso e mostro aqui no blog, ok? Oque voces acharam do post da nova colaboradora, mais cedo? Digam tudo o que acharam!
Friday, January 21, 2011
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment